Trilhas de Sousas e Joaquim Egídio ganham sinalização para visitantes
- ambientecampinas
- 22 de mar. de 2017
- 2 min de leitura

A Prefeitura de Campinas tem uma novidade para quem frequenta as trilhas de Sousas e Joaquim Egídio. Os trechos estão ganhando uma sinalização especial, com placas informativas para os visitantes. A previsão é para que a moderna sinalização esteja totalmente instalada até abril.
A obra é uma iniciativa da Prefeitura por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo e da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. A sinalização estará espalhada por 250 quilômetros de trilhas que estão em nossa cidade e levam a até cinco municípios: Amparo, Jaguariúna, Pedreira, Morungaba e Itatiba. A instalação teve início neste mês de fevereiro.
Com a sinalização das trilhas, a Prefeitura de Campinas espera intensificar o turismo da região, incentivando a presença tanto de ciclistas como de quem gosta de fazer caminhadas. “São mais de 25 trilhas e mais de 200 placas de sinalização. As placas terão QR Code (código de barras) para que o frequentador acesse do celular e tenha todas as informações de localização, destino, dificuldade da trilha, entre outros dados úteis”, revela o secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, André von Zuben.
Um dos atrativos desta novidade será combinar as trilhas com o conhecido polo gastronômico campineiro, em especial dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio. “É uma região com potencial turístico diversificado e capaz de movimentar a nossa economia, gerando mais empregos e oportunidades de empreendedorismo”, reforça o secretário. A região de Sousas e Joaquim Egídio também é conhecida pelo turismo de aventura.
A diretora de Turismo, Alexandra Caprioli, informa que o projeto não representou ônus para a Administração Municipal. “Não houve dinheiro público investido. A obra foi acordada por meio de Termo de Compromisso Ambiental (TCA) firmado entre a Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e a MRV”, explica.
Segurança
A sinalização das trilhas também representará mais segurança aos frequentadores e moradores da zona rural da região. “As placas facilitarão a localização e contribuirão para dar maior agilidade aos atendimentos emergenciais realizados pela Guarda Municipal e SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) naquela região”, destaca o secretário André von Zuben.
Posts recentes
Ver tudoNo próximo sábado, 20 de janeiro, das 8h às 18h, acontece a Oficina de Matriz de Planejamentoevento com o objetivo de auxiliar a...