Secretário do Verde defende participação dos municípios na Agenda do Clima
- ambientecampinas
- 20 de ago. de 2015
- 2 min de leitura
O secretário municipal do Verde, Meio Ambiente e Sustentabilidade de Campinas e presidente da ANAMMA( Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente), Rogério Menezes, defendeu a participação dos municípios brasileiros na “Agenda do Clima”, discussão mundial sobre mudanças climáticas.
O pronunciamento foi feito em reunião realizada durante o “Seminário sobre Florestas, Clima e Biodiversidade”, em Brasília, dia 19 de agosto, por ocasião da visita da chancerler alemã Angela Merkel ao Brasil. Rogério Menezes foi um dos convidados do Ministério do Meio Ambiente para a Conferência sobre a “Agenda do Clima”.
O secretário do Verde de Campinas falou sobre a importância das cidades adotarem políticas ambientais para se adaptarem às mudanças do clima. “As cidades estão agindo, pois necessitam se adaptar às mudanças climáticas já perceptíveis. O financiamento das ações de mitigação e adaptação necessárias deve ser direto aos governos locais. Já é tempo de agir e as pessoas vivem nas cidades" destacou Rogério.
Conferência do Clima
Entre os dias 30 de novembro e 11 de dezembro vai acontecer em Paris, na França, a Conferência do Clima, com expectativa de participação de 50 mil pessoas de mais de 90 países.
O objetivo do encontro será firmar um pacto, através da ONU, que vise combater as transformações pelas quais passa o clima mundial.
O chamado “Acordo de Paris” irá determinar todos os esforços para contenção das emissões de gases do efeito estufa apontadas por cientistas e ambientalistas como responsáveis pelo desequilíbrio climático do planeta. O desequilíbrio, por sua vez, estaria provocando secas, inundações e tempestades, além de preocupante aumento do nível dos mares.
O objetivo da ONU, para os próximos anos, é limitar a elevação do aquecimento global em até 2ºC, isto é, níveis pré-indústria. Cientistas dizem que, a continuar pelos níveis de crescimento atuais, o clima terrestre pode entrar em colapso.
Parceria com a Alemanha
Na condição de presidente da ANAMMA, o secretário Rogério Menezes manteve conversa com Jens Bruggemann, do Ministério do Meio Ambiente Alemão, sobre a possibilidade de parceria para apoio técnico na implantação, no Brasil, de unidades de conservação municipais.
Segundo Rogério Menezes, o encontro com o representante do governo alemão foi positivo, sendo grande a possibilidade de que as cidades brasileiras recebam cooperação técnica da Alemanha para a formação de suas unidades de conservação. O objetivo é conservar a biodiversidade, o desenvolvimento local e a manutenção dos bens e serviços do ecossistema.
As unidades de conservação municipais oferecerão condições para a preservação de ecossistemas naturais, a realização de pesquisas científicas, de atividades de educação ambiental e de recreação. As unidades também poderão oferecer contato com a natureza por meio da realização de atividades ambientalmente sustentáveis e do turismo ecológico.
AS UC representam, ainda, uma oportunidade para garantir a sobrevivência de espécies raras, restritas ao local, ou que possam se encontrar ameaçadas de extinção.
Posts recentes
Ver tudoNo próximo sábado, 20 de janeiro, das 8h às 18h, acontece a Oficina de Matriz de Planejamentoevento com o objetivo de auxiliar a...