Campinas sedia evento da FNP sobre desenvolvimento e sustentabilidade
- ambientecampinas
- 17 de fev. de 2017
- 2 min de leitura

Campinas sediou na manhã desta sexta-feira, 17 de fevereiro, o lançamento regional do IV EMDS – Encontro dos Municípios com Desenvolvimento Sustentável, realizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP). O encontro contou com 60 representantes de municípios região.
Os prefeitos, vices, secretários e assessores das cidades convidadas debateram durante toda a manhã a realização do IV EMDS, o maior evento de sustentabilidade do País, que será realizado em Brasília, entre os dias 24 e 28 de abril. No encontro, foi ressaltada a importância da participação dos governantes locais no EMDS.
O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, falou da importância do evento no debate sobre os desafios que os municípios têm enfrentado e na busca por soluções de questões comuns às diversas cidades do País, em especial ao desenvolvimento sustentável. “Nós estivemos em Paris, na reunião sobre o o clima, onde várias resoluções foram tiradas pelos países sobre o meio ambiente. Agora nada disso vai funcionar se as coisas não acontecerem nas cidades, se os municípios não se envolverem com a questão ambiental”, afirmou.
Ainda segundo o prefeito, as cidades têm um papel primordial nos debates, porque é onde estão concentradas as principais demandas da população. “O EMDS é uma maneira de trazer o prefeito, o gestor local para estar junto e apoiando a pauta do desenvolvimento sustentável, porque é na cidade que têm os planos diretores e é nas cidades que as indústrias se instalam. Então, é na cidade também que deve começar essa nova postura de relação ambiental”, concluiu.
Márcio Lacerda, presidente da Frente Nacional dos Prefeitos, frisou que o EMDS é o maior evento de sustentabilidade, reconhecido oficialmente na América do Sul. “No último evento, em abril de 2015, tivemos quase 10 mil inscritos, de 1.300 cidades, quase 600 prefeitos”, disse. “Este ano, teremos 22 grandes temas, divididos em 88 salas temáticas e um grande eixo, que tem muito a ver com o momento atual, que é 'Reinventar o financiamento e a governança das cidades'”, afirmou Lacerda.
Além de Campinas, outros 22 municípios, de 17 estados, os receberão os encontros regionais. Os próximos, já com datas confirmadas são: Poços de Caldas/MG (17 de março); Vitória/SP (24 de março); Apucarana/PR (24 de março); Palmas/TO (31 de março); Joinville/SC (31 de março) e Juiz de Fora/MG (7 de abril).
O lançamento regional foi realizado pela FNP e contou com o apoio da Prefeitura de Campinas.
IV EMDS
O EMDS, realizado pela Frente Nacional de Prefeitos, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), será realizado de 24 a 28 de abril, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, e deve receber mais de 10 mil participantes para debates em torno do tema central “Reinventar o financiamento e a governança das cidades”.
Frente Nacional de Prefeitos
Fundada em 1989, a FNP é a única entidade municipalista nacional dirigida exclusivamente por prefeitas e prefeitos em exercício dos seus mandatos. Tem como foco de atuação os 658 municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes (critério indicador de cidades médias, segundo estudos da CGLU e IPEA). Esse recorte abrange 100% das capitais, 68% dos habitantes e 80% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.
Posts recentes
Ver tudoNo próximo sábado, 20 de janeiro, das 8h às 18h, acontece a Oficina de Matriz de Planejamentoevento com o objetivo de auxiliar a...