Sociedade discute Plano de Educação Ambiental em audiência pública
- ambientecampinas
- 8 de nov. de 2016
- 2 min de leitura

A audiência pública do Plano Municipal de Educação Ambiental (PMEA) reuniu na noite da última segunda-feira, 7 de novembro, diversos setores da sociedade para debater o conteúdo final do documento que vai balizar as ações do município na área de educação ambiental nos próximos anos. O evento foi aberto ao público e contou com a participação de conselhos municipais e entidades públicas e privadas com interesse no tema.
Rogério Menezes: qualificação da proposta de educação ambiental/Créditos: arquivo PMC.
Para o secretário municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS), Rogério Menezes, a participação da sociedade na elaboração do Plano enriqueceu seu conteúdo. “Tivemos a representação de conselhos municipais, ONGs, movimentos populares, universidades e órgãos públicos com interface na temática ambiental que, certamente, qualificaram a proposta do Plano Municipal de Educação Ambiental”, afirmou Menezes.
Segundo a coordenadora Setorial de Projetos e Educação Ambiental da SVDS, Dominique Faria, cerca de 10 entidades ligadas à temática ambiental participaram da audiência pública. “O encontro teve a representatividade de vários segmentos da sociedade, consolidando o processo de construção coletiva do documento”, disse Faria.
Como participar
Quem perdeu a oportunidade de participar do encontro de ontem ainda tem até o próximo dia 22 de novembro para dar sua contribuição, que pode ser enviada para o e-mail dominique.faria@campinas.sp.gov.br. Os três volumes que compõem o PMEA estão disponíveis para consulta no endereço eletrônico http://campinas.sp.gov.br/governo/meio-ambiente/pmea.php .
Depois do dia 22, o documento deve ser finalizado e encaminhado para a redação do decreto que irá oficializar o Plano Municipal de Educação Ambiental.
Oficinas
A elaboração do PMEA teve início em setembro de 2014, quando o Grupo de Trabalho de Educação Ambiental se reuniu para avaliar como o Plano seria construído e quais as instituições deveriam ser procuradas para participar do trabalho.
Definido o processo participativo, foram iniciadas as reuniões com os organismos públicos e instituições sociais relacionados com o tema.
A sociedade civil teve ampla participação por meio de oficinas em todas as regiões da cidade. Ao todo, foram realizadas quatro oficinas temáticas, uma oficina de oitiva ativa da comunidade e oito oficinas de escrita participativa.
Com os trabalhos coordenados pela SVDS, a elaboração do Plano contou com a participação de integrantes da Secretaria Municipal de Educação, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Fundação José Pedro de Oliveira e do Conselho Municipal de Meio Ambiente, além do envolvimento direto de membros de cinco secretarias municipais, das 4 subprefeituras, de 6 conselhos municipais, além de órgãos como Embrapa, IAC, PUC-Campinas, USP e Sanasa. Os trabalhos receberam, ainda, o apoio de 8 secretarias municipais, além dos Naeds (Núcleo de Ação Educativa Descentralizada) em todas as regiões da cidade.
Mais informações sobre o Plano podem ser obtidas pelos telefones 2116-8407 ou 2116-8440.
Posts recentes
Ver tudoNo próximo sábado, 20 de janeiro, das 8h às 18h, acontece a Oficina de Matriz de Planejamentoevento com o objetivo de auxiliar a...