top of page
Buscar

Cães e gatos de rua vão contar 'Samu animal' dentro de 30 dias

  • Foto do escritor: ambientecampinas
    ambientecampinas
  • 21 de out. de 2016
  • 2 min de leitura

Os cerca de 20 mil cães e gatos de rua de Campinas contarão, a partir do próximo mês, com um “Samu animal”. O serviço terá uma ambulância medicamente equipada para o transporte de bichos feridos por atropelamento ou maus tratos físicos e mesmo os que se apresentarem gravemente debilitados por doenças. A analogia com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, usada para pacientes humanos, é válida porque o atendimento do


Ambulância especial socorrerá animais de rua atropelados, vítimas de maus tratos ou doentes/Créditos: arquivo PMC.


animal cumprirá o mesmo procedimento de resgate e transporte que evita que os transportados sofram traumas adicionais, podendo até perder movimentos corporais caso não sejam corretamente imobilizados durante o socorro.


O serviço para animais de rua será oferecido pelo Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA), da Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e será prestado pela empresa Ricardo de Almeida Souza, de Mairinque (SP). Vencedora da licitação, a empresa é a mesma que já opera o sistema de “castramóvel” na cidade.


O “Samu animal” atenderá exclusivamente animais de rua, não podendo ser acionado por donos e tutores de pets que vivem abrigados em residências e entidades protetoras. A ambulância ficará de prontidão no pátio do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, à disposição 24 horas por dia.


A ambulância terá dois socorristas, maca para remoção, tubo de oxigênio e os demais dispositivos para pronto atendimento. O veículo fará os resgates a mando do departamento.


A estimativa de que Campinas possui perto de 20 mil cães e gatos de rua é baseada em parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS). Traçados para o estabelecimento de políticas sanitárias, os números apontam que a cidade, pelo seu porte populacional humano, deve possuir ao menos 150 mil cães e gatos, ou seja, um para cada 15 habitantes; desse total, cerca de 20 mil são animais errantes.


O departamento já resgata animais em situação de risco e os leva para recuperação no Canil Municipal, onde permanecem disponíveis para adoção. A diferença agora é que essa prática será cercada de cuidados médicos mais intensos.


Segundo o diretor do departamento, o médico-veterinário Paulo Anselmo Nunes Felippe, “só de atropelamentos graves, recebemos uma média de três pedidos de resgate por semana. E se o resgate não for feito de forma adequada, há sempre o risco de um trauma adicional: uma possível sequela permanente”.



Vacinação


A partir da semana que vem, os animais esterilizados e microchipados no “castramóvel”, o ônibus medicamente adaptado a serviço da Prefeitura, também receberão vacinas contra as principais doenças que acometem os pets, como cinomose, hepatite, leptospirose e parvovirose. A cinomose, por exemplo, mata cerca de 80% dos infectados e deixa a maior parte dos 20% sobreviventes com sequelas neurológicas irreversíveis.


A próxima parada do ônibus-cirúrgico será na semana que vem, em frente ao DPBEA, no Jardim Boa Vista. Serão castrados 300 pets que foram resgatados por ONGs. Uma vez por mês, o departamento disponibiliza uma rodada de castrações para as entidades protetoras.


Todas os procedimentos realizados no veículo são previamente agendados. Os interessados devem se cadastrar pelo telefone 156.


Neste ano, já foram castrados sete mil animais. Para o ano que vem, a Prefeitura pretende castrar outros nove mil. “Queremos que todas as áreas da cidade sejam beneficiadas”, afirma Paulo Anselmo.


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Em destaque
Notícias recentes
Arquivo

© 2020 por SVDS

Visitantes
vertical com logo.png
bottom of page