Casa da Sustentabilidade recebe prêmio de arquitetura corporativa
- ambientecampinas
- 19 de out. de 2016
- 2 min de leitura

Campinas recebeu na noite desta terça-feira, 18 de outubro, em São Paulo, o prêmio na categoria "Green Building" pelo projeto da Casa da Sustentabilidade no XIII Grande Prêmio de arquitetura corporativa. A premiação, promovida pelo Grupo Flex, tem por objetivo homenagear os
Perspectiva aérea do projeto vencedor da Casa da Sustentabilidade/Créditos: arquivo PMC.
melhores trabalhos de arquitetura corporativa, seus autores, investidores e gerenciadores.
Além da Prefeitura de Campinas, que foi representada pelo arquiteto da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS), Cézar Capacle, o arquiteto autor do projeto da Casa da Sustentabilidade, Matheus Marques, também foi premiado.

Os vencedores receberam troféu, uma página na publicação especial do 18º Anuário da Flex e Certificado.
A categoria Green Building avaliou projetos desenvolvidos segundo princípios da sustentabilidade social, ambiental e econômica, desde a sua concepção, construção e durante a toda a sua operação.
Para o secretário da SVDS, Rogério Menezes, esse prêmio é mais um indicativo de que o projeto escolhido no concurso é, de fato, um exemplo de sustentabilidade. "Campinas se reafirma na vanguarda das tecnologias e soluções sustentáveis", disse Menezes.
Cézar Capacle, Alan Cury, presidente do IAB-Campinas e coordenador do Concurso Casa da Sustentabilidade, e Matheus Marques/Créditos: arquivo PMC.
Casa da Sustentabilidade
Em 2015, a Prefeitura lançou o concurso público nacional de arquitetura para projeto da Casa da Sustentabilidade, do qual foi vencedor, em primeiro lugar, o arquiteto Matheus Alves. Ao todo, 321 pessoas se inscreveram no concurso e 237 entregaram seus projetos.
A Casa da Sustentabilidade deve ser construída no Parque Portugal por meio de uma PPP (Parceria Público Privada) e deverá funcionar como um centro de exposição permanente de tecnologias sustentáveis do país, com possibilidades alternativas de projetos, materiais e métodos construtivos com base em soluções socialmente justas, economicamente viáveis e ecologicamente corretas.
O novo espaço de referência ambiental terá uma área construída de 2 mil metros quadrados, em um terreno de 5 mil metros quadrados, dentro do Parque Portugal (Lagoa do Taquaral).
O imóvel deverá abrigar o Conselho Municipal de Meio Ambiente e outros conselhos municipais. Além da aplicação dos conceitos de sustentabilidade por todo o projeto, a casa terá o papel educacional, ao demonstrar didaticamente o modo de aplicação das soluções sustentáveis.
No momento, a Prefeitura está acertando os termos do chamamento público para as possíveis parcerias privadas.
XIII Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa

O XIII Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa foi promovido pelo Grupo Flex, entidade que atua há 28 anos nas áreas de eventos corporativos e de networking, pesquisas de mercado e publicações técnicas especializadas em arquitetura e construção corporativa.
Categoria concorrentes: saúde (hospitais, clínicas, laboratórios e consultórios), educação (universidades, escolas e cursos), hotelaria (hotéis, flats, resorts e pousadas), shoppings, lojas, restaurantes, empreendimentos multiuso, obras públicas (praças, rodoviárias, aeroportos, parques, etc.), residenciais (complexos residenciais verticais e horizontais), indústrias (centros de distribuição, condomínios industriais), esportivo, templos religiosos, planejamento urbano, escritórios (pequeno, médio e grande porte), centro de exposições, centros culturais e museus, auditórios, cinemas e teatros.
Troféu do concurso/Créditos: arquivo PMC.
Posts recentes
Ver tudoNo próximo sábado, 20 de janeiro, das 8h às 18h, acontece a Oficina de Matriz de Planejamentoevento com o objetivo de auxiliar a...