top of page
Buscar

Bem Estar Animal inicia projeto piloto de esterilização de capivaras

  • Foto do escritor: ambientecampinas
    ambientecampinas
  • 11 de mai. de 2016
  • 1 min de leitura

Sob a coordenação do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, nove capivaras que habitam a Lagoa do Taquaral foram esterilizadas na última sexta-feira, dia 6 de maio.



O projeto, que ainda está na fase piloto, visa, além de fazer o controle populacional dos animais, diminuir a infestação deles por carrapatos transmissores da febre maculosa. Por isso, as capivaras nas quais foram encontrados parasitas receberam doses de carrapaticida.



Segundo o diretor de Bem Estar Animal, Paulo Anselmo Nunes Felippe, as capivaras serão mantidas em avaliação por cerca de duas semanas, tanto para cuidados pós-cirúrgicos quanto para acompanhamento do efeito do carrapaticida. Se os resultados forem animadores, a iniciativa será estendida a outras áreas verdes públicas da cidade.



“É um estudo para a gente confirmar a viabilidade dessa alternativa, porque já sabemos que sacrificar ou retirar capivaras não dá resultado, porque novos animais migram”, disse Felippe.



Ele explicou que os animais não foram castrados, ou seja, não tiveram órgãos retirados; a opção foi vasectomia para os machos (três) e laqueadura para as fêmeas (seis). “Assim, a gente consegue preservar as características hormonais. A importância de fazer isso é manter a hierarquia do macho e da fêmea dentro do grupo”, explica o diretor.



O Departamento de Parques e Jardins (DPJ) da Secretaria de Serviços Públicos de Campinas e o curso de veterinária da Universidade Paulista (Unip) participaram da iniciativa. A equipe envolveu seis veterinários e outras 15 pessoas no apoio, entre estudantes e funcionários.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Em destaque
Notícias recentes
Arquivo

© 2020 por SVDS

Visitantes
vertical com logo.png
bottom of page