Participação na pesquisa sobre meio ambiente vai até o dia 15 de maio
- ambientecampinas
- 27 de abr. de 2016
- 2 min de leitura
A Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) prorrogou até o dia 15 de maio o prazo para responder à pesquisa do setor. As informações recebidas da população serão subsídio para a construção da política ambiental do município. Anteriormente, o término do prazo para participação na pesquisa havia sido fixado em 15 de abril.
A Política Ambiental Municipal é o documento que norteia e consolida a gestão ambiental municipal, assegurando a preservação do meio ambiente e contribuindo para o desenvolvimento sustentável. O documento final contemplará a estrutura administrativa, os valores envolvidos, os objetivos e os instrumentos pertinentes, de forma a permitir que o Poder Público tenha condições de estabelecer ações ordenadas e práticas para atingir os objetivos definidos para os vários aspectos da questão ambiental.
A população pode participar da pesquisa acessando o endereço eletrônico http://campinas.sp.gov.br/governo/meio-ambiente/politica_meio_ambiente.php e, por meio de um breve questionário, responder sobre sua percepção em relação às principais questões ambientais da cidade.
Os moradores de todas as regiões da cidade vão poder opinar se consideram irrelevante, pouco relevante ou muito relevante assuntos como a promoção do desenvolvimento sustentável, a prevenção e recuperação de ambientes degradados, o bem-estar animal e o fortalecimento da gestão ambiental, além de vários outros temas ligados ao desenvolvimento sustentável.
Segundo o secretário do Verde, Rogério Menezes, a pesquisa de percepção é um canal aberto para que a população possa dizer como percebe a importância de uma política de meio ambiente, com ênfase para a elaboração de planos municipais ambientais específicos como saneamento básico, recursos hídricos e verdes. Também poderá opinar sobre a condução da gestão ambiental na cidade.
“A atual governo priorizou o fortalecimento da gestão ambiental desde a criação, em lei complementar, da nova Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e valorizou a participação da sociedade na elaboração dos planos ambientais. Neste momento, a Prefeitura visa fomentar a participação popular na construção de suas políticas públicas e, sendo assim, convida a todos a participarem da revisão desse importante diploma legal, que orientará a nossa forma de atuar em prol do meio ambiente no município de Campinas”, declarou Rogério Menezes.
Ainda segundo o secretário, após a elaboração de minuta segundo a leitura técnica, o resultado da pesquisa de percepção será incorporado e o documento resultará em minuta do Projeto de Lei. O resultado ficará à disposição da sociedade e dos conselhos ambientais para análise, questionamentos e contribuições. O mesmo procedimento foi adotado pela secretaria em outros documentos de participação comunitária.
O próximo passo será a realização da audiência aberta ao público para apresentação e esclarecimentos que se fizerem necessários. Finalmente, após o fechamento das leituras técnicas e comunitárias, o Projeto de Lei será encaminhado para a Câmara Municipal.
Posts recentes
Ver tudoNo próximo sábado, 20 de janeiro, das 8h às 18h, acontece a Oficina de Matriz de Planejamentoevento com o objetivo de auxiliar a...