Campinas é destaque em fórum internacional sobre meio ambiente
- ambientecampinas
- 20 de abr. de 2016
- 2 min de leitura
Os avanços na área do verde, meio ambiente e desenvolvimento sustentável de Campinas nos últimos três anos foram destaque no Fórum Internacional sobre Cidades e Mudanças Climáticas realizado na última terça-feira, 19 de abril, em Santigo (Chile). O evento reuniu representantes de vários países como Brasil, México, Peru, Colômbia e Chile.
A convite da Fundação alemã Konrad Adenauer e do CDP-Cities e de organizações internacionais de defesa do meio ambiente, o secretário municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, proferiu palestra sobre ações público-privadas de sustentabilidade em Campinas. Ele mostrou experiências de como a cidade está trabalhando no enfrentamento das mudanças climáticas e preservação ambiental. A viagem não teve gastos para os cofres públicos.
Menezes apresentou vários exemplos de colaborações público-privadas no enfrentamento das mudanças climáticas, entre elas a regulamentação da água de reúso, com a parceria Sanasa e Corpo de Bombeiros, para enfrentamento da escassez hídrica.
Outra experiência resolutiva de Campinas mostrada no Fórum Internacional foi o Programa de Redução de Perdas, que reduz o índice de 40% para 20%, com economia de 428 mi m³ de água. Outra ação positiva apresentada foi o planejamento da nova licitação do transporte público com a incorporação de ônibus elétricos; e mais recentemente a troca de 700 lâmpadas de vapor de sódio por led, na região central da cidade, reduzindo a emissão de gás do efeito estufa.
Para o titular da pasta, depois de três anos de trabalho e investimentos, o município alcança reconhecimento merecido. “Nestes três anos de planejamento e ações importantes, Campinas vai se posicionando no lugar que ela merece, pois é cidade da tecnologia, dos investimentos e, agora, se consolida como cidade do desenvolvimento sustentável”, declarou.
Rogério Menezes relatou ainda a satisfação de participar do Fórum Internacional sobre Cidades e Mudanças Climáticas e poder compartilhar projetos sustentáveis e eficientes, implantados no município. “É gratificante mostrar para outras cidades que Campinas tem adotado ações eficientes e responsáveis ecologicamente, a exemplo da troca de 700 luminárias de vapor de sódio por led, na área central de Campinas, com impacto de redução de carbono; além do planejamento ambiental, articulação entre políticas de eco-mobilidade, expansão do plano cicloviário, trabalho transversal, implantação de novos parques e visão de área verde social”, relatou.
Posts recentes
Ver tudoNo próximo sábado, 20 de janeiro, das 8h às 18h, acontece a Oficina de Matriz de Planejamentoevento com o objetivo de auxiliar a...