Trote da Sustentabilidade planta mudas nativas na Mata de Santa Genebra
- ambientecampinas
- 1 de mar. de 2016
- 2 min de leitura
A Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) Mata de Santa Genebra, em Barão Geraldo, recebe nesta quarta-feira, às 14h, um grupo de 80 novos alunos da Unicamp para o Trote da Sustentabilidade. Cada aluno irá plantar uma muda de árvore nativa no local e poderá acompanhar o desenvolvimento dela.
O Trote da Sustentabilidade é um projeto do Banco de Áreas Verdes (Bav) da Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) que, com o apoio da Fundação José Pedro Oliveira (FJPO) e do Centro Acadêmico da área de Ciências Biológicas da Unicamp, tem por objetivo envolver a comunidade acadêmica no trabalho de recomposição da área verde do município. No dia 8 de março, será a vez de os calouros da PUC-Campinas participarem do programa.
De acordo com o diretor do Departamento do Verde e do Desenvolvimento Sustentável, Marcos Roberto Boni, cada aluno será fotografado no momento do plantio e a respectiva foto será imediatamente inserida no QR Code que será afixado em cada muda.
“Além de enriquecer a flora e a fauna locais, a ideia é fazer com que o aluno crie vínculo com a árvore e acompanhe o desenvolvimento dela, seja por meio virtual ou indo até o local onde foi plantada”, disse Boni.
A ação marca o início da restauração dos cerca de 23 hectares da Mata de Santa Genebra que foram consumidos por incêndios no passado. Todas as espécies a serem plantadas foram indicadas pela Fundação José Pedro de Oliveira, que administra a área.
O evento terá inicialmente uma palestra dos Servidores da Fundação sobre a importância da preservação da Natureza e da arborização urbana.
As instituições de ensino interessadas em participar com seus alunos do Trote da Sustentabilidade devem entrar em contato com o Departamento do Verde, no telefone 2116-0877.
Bav
O Banco de Áreas Verdes destina mudas de árvores a um conjunto de espaços especialmente protegidos no município. As mudas são provenientes de Termos de Compromisso Ambientais (TCAs) e de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) assinados por particulares com a Prefeitura de Campinas.
Toda vez que um cidadão quiser suprimir uma árvore de área particular, deve obter uma licença da SVDS e, em contrapartida, realizar plantios compensatórios. Ao obter a licença, para cada árvore de espécie exótica cortada, deverão ser plantadas 15 novas mudas e, para cada espécie nativa, 25 novas mudas deve ser plantadas.
No caso de a supressão arbórea ter sido feita sem autorização da Prefeitura, o autor terá que compensar com o plantio de 100 mudas para cada espécie nativa e 60 mudas para cada espécie exótica. Os plantios são realizados em áreas indicadas pelo Poder Público Municipal, inscritas no Bav.
Posts recentes
Ver tudoNo próximo sábado, 20 de janeiro, das 8h às 18h, acontece a Oficina de Matriz de Planejamentoevento com o objetivo de auxiliar a...