top of page
Buscar

Trote da Sustentabilidade planta mudas nativas na Mata de Santa Genebra

  • Foto do escritor: ambientecampinas
    ambientecampinas
  • 1 de mar. de 2016
  • 2 min de leitura

A Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) Mata de Santa Genebra, em Barão Geraldo, recebe nesta quarta-feira, às 14h, um grupo de 80 novos alunos da Unicamp para o Trote da Sustentabilidade. Cada aluno irá plantar uma muda de árvore nativa no local e poderá acompanhar o desenvolvimento dela.


O Trote da Sustentabilidade é um projeto do Banco de Áreas Verdes (Bav) da Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) que, com o apoio da Fundação José Pedro Oliveira (FJPO) e do Centro Acadêmico da área de Ciências Biológicas da Unicamp, tem por objetivo envolver a comunidade acadêmica no trabalho de recomposição da área verde do município. No dia 8 de março, será a vez de os calouros da PUC-Campinas participarem do programa.


De acordo com o diretor do Departamento do Verde e do Desenvolvimento Sustentável, Marcos Roberto Boni, cada aluno será fotografado no momento do plantio e a respectiva foto será imediatamente inserida no QR Code que será afixado em cada muda.


“Além de enriquecer a flora e a fauna locais, a ideia é fazer com que o aluno crie vínculo com a árvore e acompanhe o desenvolvimento dela, seja por meio virtual ou indo até o local onde foi plantada”, disse Boni.


A ação marca o início da restauração dos cerca de 23 hectares da Mata de Santa Genebra que foram consumidos por incêndios no passado. Todas as espécies a serem plantadas foram indicadas pela Fundação José Pedro de Oliveira, que administra a área.


O evento terá inicialmente uma palestra dos Servidores da Fundação sobre a importância da preservação da Natureza e da arborização urbana.


As instituições de ensino interessadas em participar com seus alunos do Trote da Sustentabilidade devem entrar em contato com o Departamento do Verde, no telefone 2116-0877.


Bav


O Banco de Áreas Verdes destina mudas de árvores a um conjunto de espaços especialmente protegidos no município. As mudas são provenientes de Termos de Compromisso Ambientais (TCAs) e de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) assinados por particulares com a Prefeitura de Campinas.


Toda vez que um cidadão quiser suprimir uma árvore de área particular, deve obter uma licença da SVDS e, em contrapartida, realizar plantios compensatórios. Ao obter a licença, para cada árvore de espécie exótica cortada, deverão ser plantadas 15 novas mudas e, para cada espécie nativa, 25 novas mudas deve ser plantadas.


No caso de a supressão arbórea ter sido feita sem autorização da Prefeitura, o autor terá que compensar com o plantio de 100 mudas para cada espécie nativa e 60 mudas para cada espécie exótica. Os plantios são realizados em áreas indicadas pelo Poder Público Municipal, inscritas no Bav.


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Em destaque
Notícias recentes
Arquivo

© 2020 por SVDS

Visitantes
vertical com logo.png
bottom of page