top of page
Buscar

Pelo 3º ano consecutivo, Campinas recebe prêmio Município VerdeAzul

  • Foto do escritor: ambientecampinas
    ambientecampinas
  • 19 de fev. de 2016
  • 2 min de leitura

Campinas foi premiada, pelo terceiro ano consecutivo, como Município VerdeAzul pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Isso significa que a cidade está empenhada em promover ações de desenvolvimento sustentável e que impactam na melhoria da qualidade de vida da população. É a segunda cidade melhor colocada entre os municípios com mais de 500 mil habitantes – atrás apenas de Sorocaba – e a primeira na Região Metropolitana de Campinas. O evento de entrega de certificados foi realizado na última quarta-feira, 17, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.


Em comparação com os resultados de 2014, o município subiu seis posições no ranking das 617 cidades paulistas que participaram do ciclo 2015 do programa. Em 2014, Campinas estava em 41º lugar e em 2015 subiu para a 35ª colocação, com pontuação de 88,43 (o máximo é 100 pontos). As cidades com notas superiores a 80 pontos receberam um certificado que reconhece a boa gestão ambiental municipal e garante à prefeitura prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP).


Segundo o secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, o resultado é fruto da priorização pelo prefeito Jonas Donizette da gestão ambiental e do trabalho conjunto dos técnicos de 14 órgãos municipais que relatam a cada ciclo todas as ações realizadas com interfaces ambientais. “Campinas consolida uma mudança de patamar ao passar da nota 61,2, em 2012, para os quase 90 pontos dos últimos anos da atual gestão”, afirmou Menezes.


O objetivo do Programa Município VerdeAzul é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável. Todo ano, por meio deste programa, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente publica o Ranking Ambiental dos municípios paulistas com o Indicador de Avaliação Ambiental – IAA, que serve de referência na formulação de ações para a politica ambiental.


O indicador é gerado a partir de informações fornecidas pelos municípios nos seguintes critérios: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.


Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental nos municípios. O primeiro ranking foi publicado em 2008, com a certificação de 44 municípios e atualmente são apenas 111 cidades paulistas certificadas.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Em destaque
Notícias recentes
Arquivo

© 2020 por SVDS

Visitantes
vertical com logo.png
bottom of page