Jonas inicia obras da ciclovia Baden Powell e anuncia mais três ciclovias
- ambientecampinas
- 14 de dez. de 2015
- 3 min de leitura
Na manhã deste sábado, dia 12 de dezembro, o prefeito Jonas Donizette deu início oficial às obras da ciclovia Baden Powell, no Jardim Nova Europa. A ciclovia, no canteiro central da avenida de mesmo nome, será bidirecional e terá 1,6 km de extensão. Ela será construída no trecho entre as rotatórias das avenidas Estados Unidos e São José dos Campos.
“Este é mais um compromisso efetivado, chancelado pela Câmara Municipal, que é um Plano Cicloviário para o município. Mesmo num momento muito difícil, com queda nos repasses federal e estadual e na receita da Prefeitura, estamos realizando esforços para viabilizar os projetos. Essa é uma obra com zero de recursos públicos”, afirmou o prefeito.
O custo estimado da ciclovia, que faz parte do Projeto “Cicloviva”, é de R$ 415 mil e o prazo de conclusão em torno de 60 dias. A Prefeitura não irá gastar nada com o espaço, pois é fruto de um TCA (Termo de Compensação Ambiental) firmado entre a Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e a Odebrecht Incorporações. O projeto da ciclovia é da Ulson Arquitetura e a construção de responsabilidade da Quintana.
A Secretaria do Verde e a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realizam ações conjuntas para implementar a rede de ciclovias. “Essa é mais uma obra desafiadora do prefeito Jonas e a afirmação do objetivo de dotar o município de uma rede de ciclovias”, afirmou o secretário Carlos Barreiro.
Para o secretário do Verde, Rogério Menezes, “o trabalho é intenso, para convergir as compensações ambientais com o Plano Cicloviário”.
Além da ciclovia, o canteiro central da Avenida Baden Powell também ganhará passeio público para caminhadas, iluminação fotovoltaica e acessibilidade, com mais R$ 800 mil de investimentos.
No evento também estiveram presentes o vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira, veradores, secretários municipais e moradores da região. Durante a cerimônia, o prefeito Jonas fez o anúncio da construção de mais três ciclovias no município: Barão Geraldo, Nova Aparecida e Taquaral / Theodureto.
Novos trechos
A ciclovia Barão Geraldo terá 2,1 km de extensão, ligando o Terminal Barão Geraldo até a portaria da Moradia Universitária, seguindo pela Rua Luiz Vicentin e chegando à Avenida Santa Isabel.
A ciclovia Nova Aparecida terá três trechos, que totalizam 2 km. Todos os trechos saem do Terminal Padre Anchieta. O trecho 1 tem 1,3 km, entre as ruas Amantino de Freitas e Dom Augusto Álvaro da Silva. O trecho 2 tem 345 metros, entre as vias São Hipólito e São Tomás de Aquino. E o trecho 3 também tem 345 metros, entre a Avenida Papa João Paulo II e a Rua São Matias.
Já a ciclovia Taquaral / Theodureto terá 1,6 km de extensão. Ela será construída no canteiro central da Avenida Cônego Antonio Rocatto, no trecho entre a Avenida Padre Almeida Garret e a Praça 25 de Abril.
Rede
Campinas possui quase 28 km de ciclovias e rotas cicláveis. O Plano Cicloviário contempla a implantação de mais 181,9 km de pistas destinadas à circulação de bicicletas.
As ciclovias ficarão, preferencialmente, no canteiro central das vias públicas. O Plano também abrange a construção de bicicletários em pontos estratégicos do mobiliário urbano público.
Diferentemente das ciclofaixas, as ciclovias são espaços totalmente segregados do tráfego comum, sendo mais seguras para os deslocamentos. A execução dos projetos será em quatro fases. Na Fase 1 do Plano estão previstos 16,3 km. Na Fase 2, 95,1 km. Fase 3, ligada à construção dos corredores do BRT, mais 13,7 km. E na Fase 4, 52,4 km.
Fase 1
A primeira fase do Plano Cicloviário contempla a ciclovia da Mackenzie com 6,7 km, inaugurada em 6 de junho, no prolongamento da Avenida Isaura Roque Quércia; e a ciclovia Norte-Sul, no canteiro central da Avenida José de Souza Campos, com 1,3 km, inaugurada em 4 de outubro.
Também prevê as ciclovias Baden Powell (1,6 km), Barão Geraldo (2,1 km), Nova Aparecida (2 km), Taquaral / Theodureto (1,6 km) e Washington Luiz (950 m).
Bicicleta
A bicicleta é indicada para deslocamentos curtos, com raio em torno de 5 km. Com velocidade média de 15 km/h, o tempo médio do percurso fica em 20 minutos.
O Plano Cicloviário agrega uma rede de ciclovias interligadas ao sistema de transporte público coletivo municipal, possibilitando a integração entre os dois modais. As informações completas sobre o Plano Cicloviário estão disponíveis no site da Emdec, no endereço eletrônico www.emdec.com.br, em “Plano Cicloviário de Campinas”.
Posts recentes
Ver tudoNo próximo sábado, 20 de janeiro, das 8h às 18h, acontece a Oficina de Matriz de Planejamentoevento com o objetivo de auxiliar a...