Campinas lança seu primeiro Relatório de Sustentabilidade e recebe elogios
- ambientecampinas
- 10 de dez. de 2015
- 2 min de leitura
O prefeito Jonas Donizette lançou na tarde desta quinta-feira, 10 de dezembro, o Relatório da Sustentabilidade de Campinas do exercício 2013/2014, o primeiro relatório com essa característica feito no município. O documento é considerado uma ferramenta de transparência mundialmente reconhecida, na qual os dados e as informações da cidade são colocados de uma forma simples para fácil compreensão do cidadão e de potenciais investidores.
Campinas é o primeiro município a ter um relatório com tal nível de detalhamento. Trata-se de um trabalho inédito entre as cidades brasileiras, segundo o Glocal Reporting Initiative (GRI), organização internacional que dissemina práticas de como fazer o relatório no padrão internacional.
“Esse relatório é um raio x da cidade, praticamente tem tudo o que a população quer saber sobre Campinas, No aspecto financeiro, mostra quanto a cidade arrecada, o que gera riqueza, quais são os fornecedores, para quem a prefeitura mais desembolsa os seus pagamentos; e em outros aspectos abordados no Relatório estão, entre outros, a parte ambiental, com dados sobre a vegetação; a parte de comércio, da indústria, a estrutura de poder de Campinas, enfim é um relatório de transparência”, pontuou o prefeito.
A presidente da GRI, Gláucia Terrine, acrescentou: “É o primeiro trabalho sério feito no Brasil por parte de uma prefeitura. Campinas é campeã, vocês estão na frente e espero que este relatório de sustentabilidade possa influenciar outras cidades a fazerem o mesmo”, disse. O prefeito agradeceu: “O que nós queremos com isso é dar transparência e credibilidade para o que Campinas tem feito”.
O relatório de sustentabilidade tem dois públicos alvos: primeiramente, e o mais importante, os cidadãos de Campinas, que terão as informações da cidade. Mas também são contempladas as pessoas que querem investir em Campinas, para quem as informações são fundamentais na tomada de decisões. Para esses, estará disponível a transparência na prestação de contas, de informações, e a facilidade com que os dados são comunicados. O documento está disponível no portal da prefeitura www.campinas.gov.br.
O relatório é resultado da parceria das secretarias do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, e Sanasa. O documento levou um ano e meio para ficar pronto devido à complexidade de informações que contém e refere-se aos anos de 2013 e 2014.
Inicialmente, foi realizada uma pequisa junto a 47 empresas para a prefeitura entender os fatores de atração de investimentos e os temas de interesse da amostra participante. Os resultados desta pesquisa apontaram para temas como desburocratização, agenda ambiental, lei de zoneamento, novos investimentos, segurança pública e jurídica, energia, gestão social e economia criativa.
“É uma oportunidade rara que Campinas está vivendo, temos agora uma ferramenta de transparência na administração e voltada, também, para captação de recursos”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, Samuel Rossilho.
O secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, destacou a parceria das duas secretarias:“O relatório é o encontro entre a economia e a ecologia na visão de desenvolvimento de Campinas”.
Posts recentes
Ver tudoNo próximo sábado, 20 de janeiro, das 8h às 18h, acontece a Oficina de Matriz de Planejamentoevento com o objetivo de auxiliar a...