Prefeito em exercício vistoria área que recebeu 6 mil mudas do BAV
- ambientecampinas
- 19 de nov. de 2015
- 2 min de leitura
O prefeito em exercício, Henrique Magalhães Teixeira, fez na manhã desta quinta-feira, 19 de novembro, uma vistoria técnica à Fazenda São Vicente, em Joaquim Egídio, que é a terceira propriedade da cidade ser beneficiada com o programa do Banco de Áreas Verdes. A fazenda, que fica localizada em área de nascentes de rio e de mata ciliar, recebeu 6 mil mudas de árvores de 80 espécies nativas, plantadas entre junho e julho deste ano. A região do plantio está inserida em Área de Proteção Ambiental e área de produção de água. A visita foi acompanhada pelo Secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes e por técnicos da pasta.
As seis mil mudas plantadas na Fazenda São Vicente devem chegar à idade adulta daqui a cinco anos. São árvores de grande porte, como ipês, jatobás e jequitibás, que, assim que atingirem a maturidade, vão formar uma floresta na área das nascentes dos rios e recuperar o fluxo de água. Cada planta recebeu uma etiqueta com um QR Code (uma espécie de código de barras, onde ficam armazenadas todas as informações sobre a árvore. Para fazer a leitura, basta aproximar um smartphone com um aplicativo que decodifique) e são georreferenciadas.
O prefeito em exercício e o secretário do Verde plantaram quatro mudas durante a visita, duas da espécie mirindiba-rosa e duas de aroeira-pimenteira. “Este trabalho de recuperação é estratégico e vai apresentar resultados a médio prazo, mas que vão ficar de herança para gerações futuras. Esta compensação ambiental mostra a preocupação do município em preservar a natureza”, destacou o prefeito em exercício, Henrique Magalhães Teixeira.
O proprietário da Fazenda São Vicente se inscreveu no programa de Banco de Áreas Verdes e foi beneficiado com o plantio de 20 mil mudas, que deve ser feito até fevereiro de 2016. O plantio foi financiado por meio de compensação ambiental de 20 empresas com dívidas ambientais e sem áreas próprias. O custo de cada árvore plantada é de R$ 96,11. A proposta deste projeto da Prefeitura é fazer a progressiva recuperação ambiental de áreas verdes, com a possibilidade de oferecer à cidade e à população seu direito de um meio ambiente equilibrado, proporcionando saúde e lazer às pessoas
Compensação ambiental
O Banco de Áreas Verdes destina mudas de árvores a um conjunto de espaços especialmente protegidos no município, como os macrocorredores ecológicos, eixos verdes, parques, vias verdes, unidades de conservação, áreas de preservação e proteção permanente, áreas de reserva legal e remanescentes de vegetação nativa, entre outros.
Posts recentes
Ver tudoNo próximo sábado, 20 de janeiro, das 8h às 18h, acontece a Oficina de Matriz de Planejamentoevento com o objetivo de auxiliar a...