Prefeito inaugura ciclovia Norte-Sul e anuncia novo espaço no Nova Europa
- ambientecampinas
- 5 de out. de 2015
- 3 min de leitura

Com uma manhã nublada, mas agradável, o prefeito Jonas Donizette inaugurou neste domingo, dia 4 de outubro, a ciclovia Norte-Sul, construída no canteiro central da Avenida José de Souza Campos. A ciclovia Norte-Sul integra o projeto “Cicloviva” e é uma obra moderna, que contempla todos os parâmetros de acessibilidade e energia limpa. “É uma ciclovia bonita aos olhos e exemplo de reforço do nosso compromisso com os cicloativistas, de transformar a nossa cidade, tendo a bicicleta como meio de transporte. Estamos unidos para superar as dificuldades e fazer a nossa cidade ser um pouco melhor do que ela já está”, afirmou o prefeito Jonas. No evento, além do prefeito e da primeira-dama Sandra Ciocci, também estavam presentes o vice-prefeito, Henrique Magalhães Teixeira, secretários municipais, vereadores, representantes de conselhos municipais e grupos de cicloativistas. Jonas Donizette aproveitou a oportunidade para anunciar a construção da ciclovia Baden Powell, no Jardim Nova Europa. Mais uma obra prevista no Plano Cicloviário. Além de trechos no distrito de Nova Aparecida e a Taquaral / Theodureto. “O prefeito Jonas nos lançou um desafio de dotar Campinas de uma malha cicloviária, para termos a bicicleta como um modal de deslocamento, interligada ao transporte público coletivo municipal. Estamos trabalhando de forma unida nesse objetivo”, revelou o secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro. Acompanhada pelo marido Marcos César e o filho Fernando, de 13 anos, Márcia Cristina Costa elogiou o espaço. “Está maravilhosa (a ciclovia). O espaço estava ocioso e foi muito bem aproveitado. Moro aqui perto e já estou usando a ciclovia. Espero que o povo adote a ideia”. Norte-Sul A ciclovia Norte-Sul tem 1,3 km de extensão e fica no canteiro central da Avenida José de Souza Campos, no trecho entre as ruas Gustavo Armbrust e Oriente. Ela tem duplo sentido de circulação, incluindo passeio público e iluminação fotovoltaica. O custo da obra foi da ordem de R$ 715,5 mil, sem contabilizar a iluminação.
O local tem 50 postes de iluminação fotovoltaica e 25 pares de lixeiras, ao longo do trajeto. A ciclovia foi custeada por três Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) e um Termo de Compromisso Ambiental (TCA), como obra de compensação ambiental, firmados com a Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Ciclovias Campinas possui quase 28 km de ciclovias e rotas cicláveis. O Plano Cicloviário contempla a implantação de mais 181,9 km de pistas destinadas à circulação de bicicletas. As ciclovias ficarão, preferencialmente, no canteiro central das vias públicas. O Plano também abrange a construção de bicicletários em pontos estratégicos do mobiliário urbano público. A execução dos projetos será em quatro fases. Na Fase 1 do Plano estão previstos 16,3 km. Na Fase 2, 95,1 km. Fase 3, ligada à construção dos corredores do BRT, mais 13,7 km. E na Fase 4, 52,4 km. A previsão inicial da Administração municipal é de que os projetos das fases 1, 2 e 3 sejam concluídos até o final de 2016. Fase 1 A primeira fase do Plano Cicloviário, além do trecho na Mackenzie com 6,7 km inaugurado em 6 de junho, no prolongamento da Avenida Isaura Roque Quércia, e da ciclovia Norte-Sul, também prevê ciclovias na Avenida Baden Powell (1,7 km) e em Barão Geraldo, num trecho de 2,1 km, da Rua Luiz Vicentin à Avenida Santa Isabel. Também há projetos de ciclovias para a Washington Luiz (950 m) e Taquaral / Theodureto (1,6 km). Além de três trechos no distrito de Nova Aparecida, que somam 2 km. No último dia 2 de outubro foi publicado no Diário Oficial do Município edital de licitação para elaboração de projetos executivos e obras dos trechos no Taquaral / Theodureto e Nova Aparecida. Bicicleta A bicicleta é indicada para deslocamentos curtos, com raio em torno de 5 km. Com velocidade média de 15 km/h, o tempo médio do percurso fica em 20 minutos. O Plano Cicloviário agrega uma rede de ciclovias interligadas ao sistema de transporte público coletivo municipal, possibilitando a integração entre os dois modais. Diferentemente das ciclofaixas, as ciclovias são espaços totalmente segregados do tráfego comum, sendo mais seguras para os deslocamentos. As informações completas sobre o Plano Cicloviário estão disponíveis no site da Emdec, no endereço eletrônico www.emdec.com.br, em “Plano Cicloviário de Campinas”.
Posts recentes
Ver tudoNo próximo sábado, 20 de janeiro, das 8h às 18h, acontece a Oficina de Matriz de Planejamentoevento com o objetivo de auxiliar a...