APA do Campo Grande é sinalizada para evitar atropelamentos de animais
- ambientecampinas
- 5 de ago. de 2015
- 2 min de leitura
A Prefeitura de Campinas, por meio de uma parceria entre a Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e a Emdec, concluiu o trabalho de sinalização com placas indicativas sobre a presença de animais silvestres na Área de Proteção Ambiental do Campo Grande.
Os principais objetivos da sinalização, por meio da implantação de 15 placas, são conscientizar a população sobre as normas ambientais de preservação e alertar motoristas para evitar atropelamentos de animais silvestres.
O município não possui dados sobre a população nativa da área, mas a Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável estima que várias espécies ocupem a APA Campo Grande, entre elas cahorros e gatos do mato; gambás, lobos-guará, pacas, capivaras, lontras e jaguatiricas.
A APA ocupa uma área de 959,53 hectares, na zona rural da Macrozona 5, entre a estrada municipal do Campo Grande e os limites intermunicipais Campinas-Hortolândia e Campinas-Monte Mor.
O projeto de fabricação e colocação das placas foi desenvolvido pela EMDEC, sendo contempladas com sinalização as principais vias de acesso e que cruzam a APA: Av. Werner Habig, a Estrada Municipal John Boyd Dunlop e a Av. Antônio Arten.
A área de preservação tem em suas margens as rodovias Francisco Aguirre Proença (SP 101) e dos Bandeirantes (SP-348).
A APA do Campo Grande concentra 163 hectares de vegetação nativa, sendo 50 hectares de floresta de mata atlantica; 29 de Cerrado, 21 de vegetação de transição entre a mata atlântica e cerrado.
Cerca de 60 hectares da APA são áreas de inundação, fundos de vale e campos de várzea.
Essa região de proteção está inserida na bacia hidrográfica do rio Capivari, abrigando importantes afluentes, somando 68 nascentes.
Para a bióloga Angela Cruz Guirao, gestora técnica da Secretaria Municipal do Verde, além das informações, a função da sinalização implantada na APA Campo Grande, é contribuir para o processo de sensibilização da sociedade para a importância da conservação do ambiente natural em uma APA.
“Uma boa sinalização é fundamental para que o uso público se dê de maneira segura e pouco impactante, garantindo o cumprimento dos objetivos legais de uma APA e permitindo que se agreguem outros atores nos esforços de conservação da área protegida. A orientação envolve indicações direcionais, mas também informações sobre a APA, como condutas adequadas em ambientes naturais protegidos e alertas de segurança, mensagens educativas, normas e orientações de trânsito”, declarou.
Além dos diversos atrativos naturais, a APA de Campinas é interligada por vias de acesso e circulação que contribuem para ampliar o número de moradores e visitantes de forma significativa.
O grande número de acessos e a complexa malha de estradas e trilhas geram a necessidade de uma boa sinalização para orientar visitantes e demais usuários. A sinalização representa ainda uma oportunidade de divulgação da marca da APA, dos órgãos gestores e parceiros, consolidando a imagem da Unidade de Conservação.
Posts recentes
Ver tudoNo próximo sábado, 20 de janeiro, das 8h às 18h, acontece a Oficina de Matriz de Planejamentoevento com o objetivo de auxiliar a...