Prefeito abre Semana do Meio Ambiente e lança portal sobre arborização
- ambientecampinas
- 25 de mai. de 2015
- 3 min de leitura
O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, lançou nesta segunda-feira, 25 de maio, o portal “Arvores de Campinas”, que traz um levantamento detalhado sobre a arborização urbana da cidade, a partir de um monitoramento de imagens, realizado pela Embrapa Monitoramento de Satélite. O lançamento da ferramenta e a entrega de diploma de mérito socioambiental para cinco pessoas marcaram a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente (Semeia), que neste ano tem como tema “Uma Vida Mais Verde para Abrigar todas as Cores”.
Além do prefeito, a solenidade contou com a presença do secretário municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes; do chefe-geral da Embrapa Monitoramento de Satélite, Mateus Batistella; além de pesquisadores, ambientalistas e convidados.
O portal “Árvores de Campinas” vai permitir ao usuário (cidadãos e técnicos da Prefeitura) realizar consultas sobre a arborização urbana de Campinas, os plantios realizados por meio do Banco de Áreas Verdes e também as árvores imunes ao corte. A ferramenta já pode ser acessada no endereço eletrônico www.campinas.sp.gov.br/governo/meio-ambiente, no selo do departamento do Verde e Desenvolvimento Sustentável, que fica do lado direito da página.
As informações disponíveis no momento são: levantamento da arborização viária da área urbana (calçada, canteiro central e rotatórias) do município de Campinas realizado pela Embrapa a partir de imagens de satélite, referente ao ano de 2012. O levantamento contempla apenas árvores localizadas nas vias públicas, que foram divididas em quatro categorias (árvores, arbustos, palmeiras e mudas).
Segundo o secretário municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, o portal foi idealizado a partir da assinatura de um termo de cooperação técnica assinado pelo prefeito Jonas Donizette com a embrapa Monitoramento de Satélite, no dia do meio ambiente em 2013.
Para Menezes, fazer a entrega da ferramenta dois anos depois da assinatura do termo de cooperação representa um avanço do município nas questões ambientais, e uma conquista da população. “O portal é uma ferramenta inédita, uma plataforma interativa e importante instrumento de acessibilidade para que cada cidadão possa consultar a arborização urbana, sabendo a realidade dos números e tipos de árvores de nossas ruas e avenidas. Além disso, vai servir para que possamos usar a ferramenta de planejamento e gestão na área de plantio”, disse.
Ao abrir oficialmente a Semeia 2015, o prefeito enfatizou o compromisso da Administração em cuidar do meio ambiente, como forma de cuidar das pessoas. Ele ressaltou a importância da nova ferramenta como instrumento de gestão ambiental, garantindo que a população acompanhe as ações da prefeitura para que o município avance no índice de arborização. “Campinas está dando esse passo importante, saindo na frente com essa ferramenta transparente, que sempre foi uma reivindicação da população”.
Mérito
O prefeito considerou a entrega do Diploma de Mérito Socioambiental para pessoas que se destacaram em ações ambientais, um momento importante na solenidade de abertura oficial da Semana do Meio Ambiente.
O certificado foi entregue para Guiomar da Silva Moreira, uma pedagoga de 93 anos; in memorian para Carlos Alberto Gomes Henrique, agrônomo e ambientalista; Hidelbrando Herman, advogado e ex-secretário de Campinas; Francisco José Richini, engenheiro agrônomo; Sebastião Martins Vital conhecido como o jardineiro poeta; e José Antônio vicente, jardineiro da Prefeitura.
Semeia
Neste ano, a Semana do Meio Ambiente será comemorada durante 14 dias. As atividades já começaram neste final de semana com um passeio ciclístico na Mata Santa Genebra e apresentações de teatro.
A programação vai até o dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, com uma série de atividades entre elas caminhadas ecológicas, passeios ciclísticos, apresentações de teatro e cinema, feira de cultura e arte, visita e trilha na Mata Santa Genebra, palestras e até show musical.
O objetivo da Semeia é ampliar o nível de conscientização da população sobre a necessidade de se preservar os recursos naturais e principalmente as nascentes e cursos de água.
Posts recentes
Ver tudoNo próximo sábado, 20 de janeiro, das 8h às 18h, acontece a Oficina de Matriz de Planejamentoevento com o objetivo de auxiliar a...