top of page

Prefeito acompanha inspeção via drone em áreas de plantio de mudas

  • Foto do escritor: ambientecampinas
    ambientecampinas
  • 22 de abr. de 2015
  • 2 min de leitura

O prefeito Jonas Donizette acompanhou, na manhã desta segunda-feira, 22 de abril, a primeira inspeção, via drone, de uma área com 7 hectares inserida dentro da Área de Proteção Ambiental de Campinas - APA, localizada no loteamento San Conrado, em Sousas. No local, foram plantadas 11.572 mudas de árvores nativas, provenientes de compensação ambiental.


A inspeção foi realizada com um equipamento fornecido pelo Colégio Cotuca, por um Termo de Cooperação Técnica entre a Unicamp e a Prefeitura de Campinas.


"A compensação ambiental é o melhor caminho para reduzir os impactos ambientais promovidos pela implantação de novos empreendimentos no município", destacou o prefeito. Ele afirmou ainda que não se trata de uma punição para as empresas e sim uma parceria fundamental para o desenvolvimento sustentável da cidade.


O plantio foi feito por 21 empresas que têm compromissos ambientais com a Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e, todas mudas estão cadastradas com "QRCodes", podendo ser monitoradas pela população por meio do site da Prefeitura, na página de identificação digital da SVDS. - http://ambientecampinas.wix.com/qrcode .


Segundo o secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, com o drone é possível vistoriar áreas de difícil acesso. “Poderemos observar o desenvolvimento do plantio e planejar possíveis intervenções quando forem identificadas clareiras, onde se faça necessária a correção de solo ou replantio de mudas”, disse.


Até o final desta gestão, estão previstas outras 20 vistorias com drones. As inspeções serão feitas nas áreas que estão em processo de recuperação na cidade e que hoje somam 2,7 mil hectares. Também serão plantadas cerca de 75 mil mudas provenientes de compensação ambiental.


Além da compensação ambiental, o projeto também beneficiará os alunos do Cotuca. Os estudantes que tiverem média igual ou superior a 7 em suas notas de disciplinas básicas (português, física, matemática, biologia, etc) poderão se inscrever no projeto e participar dos voos dos drones.


De acordo com o professor do Cotuca Jodir Pereira, responsável técnico pela parceria, a participação dos alunos no projeto é uma forma de aprimorar o conhecimento de novas tecnologias para serem utilizadas na área ambiental.


Drone


Drone é uma designação genérica de um tipo de aeronave que não necessita de pilotos embarcados para ser guiada.


O objetivo da Prefeitura na utilização do Drone é vistoriar as áreas de difícil acesso que, por conta do projeto do Banco de Áreas Verdes do Município (BAV), devem ter árvores plantadas.

 
 
 

Comentários


Em destaque
Notícias recentes
Arquivo

© 2020 por SVDS

Visitantes
vertical com logo.png
bottom of page