Grupo de trabalho sobre áreas contaminadas reúne-se nesta segunda-feira
- ambientecampinas
- 24 de fev. de 2015
- 2 min de leitura
A possível unificação das informações sobre as áreas contaminadas em Campinas é um dos assuntos que serão tratados nesta segunda-feira, às 14h, no Plenarinho, no andar térreo do Paço Municipal, na reunião do Grupo de Trabalho Técnico de Análise das Situações de Risco nas Áreas Contaminadas de Campinas (GTAC).
Segundo uma das integrantes do grupo, a engenheira Patrícia Neves Barbosa, da Secretaria do Verde e do Desenvolvimento Sustentável (SVDS), no encontro de hoje será realizada uma apresentação da espacialização das áreas contaminadas no município de acorco com o relatório da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) de 2012; com o georreferenciamento da SVDS, e com o mapa digital elaborado pela Secretaria de Saúde.
“A unificação das informações pode facilitar o nosso trabalho e evitar a duplicidade de dados”, afirma Patrícia.
Esta é a terceira reunião do GTAC, que foi instituído em novembro de 2013 com a missão de acompanhar o andamento do caso Mansões Santo Antonio e outros casos de contaminação ambiental em Campinas.
No último encontro, em 3 de fevereiro, a equipe esteve reunida com técnicos da Aecom Ambiental, responsável pelo Estudo Técnico Atualizado do Caso Mansões Santo Antonio – Investigação Ambiental Detalhada e Avaliação de Risco à Saúde Humana, para conhecer melhor o diagnóstico elaborado pela empresa.
A AECOM foi representada pelo geólogo Pedro Aronchi; pelo engenheiro ambiental Flávio Gutierres; e pelo Gerente de Projetos - engenheiro ambiental Rafael Campos.
Na ocasião, a AECOM ressaltou que a Prefeitura de Campinas foi pioneira nesta ação de retomar os estudos do Mansões Santo Antonio por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).
Grupo de Trabalho
Entre as atribuições do GTAC estão analisar as situações de risco nas áreas contaminadas; elaborar relatórios com medidas de mitigação dos riscos; acompanhar e orientar outras secretarias e órgãos, além de analisar condições legais e orientar decisões das secretarias nos atos administrativos.
O grupo é composto por servidores das Secretarias do Verde, da Saúde, de Urbanismo, Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Comunicação e Assuntos Jurídicos.
Posts recentes
Ver tudoNo próximo sábado, 20 de janeiro, das 8h às 18h, acontece a Oficina de Matriz de Planejamentoevento com o objetivo de auxiliar a...