Cartilha de consumo sustentável – Água um bem de todos vai para a internet
- ambientecampinas
- 18 de fev. de 2015
- 2 min de leitura
O Conselho de Regulação e Controle Social da ARES PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) focou seus trabalhos, em 2014, na elaboração de material didático para a educação ambiental. Informações e orientações compuseram a Cartilha de consumo sustentável – Água um bem de todos. O objetivo foi promover o consumo sustentável e o uso racional da água, especialmente em face da crise hídrica atualmente enfrentada pela região.
O Conselho também realizou o acompanhamento das Oficinas Participativas do Plano Municipal de Recursos Hídricos. A coordenação do trabalho ficou sob responsabilidade da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
A cartilha foi desenvolvida por vários especialistas integrantes do Conselho, com destaque para a Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; PROCON; Secretaria Municipal de Saúde e membros da ARES-CPJ. Houve, também, intensa participação da equipe técnica da SVDS e da SANASA.
O material gerou interesse e culminou em pedido da Diretoria Geral da Agência Reguladora dos Serviços – ARES PCJ para utilizar em outros municípios os ensinamentos e alertas sobre o uso racional da água tratada divulgados na cartilha.
O material ganha agora a versão digital para conhecimento via internet e download pelos usuários, como forma de ampliar o acesso ao conteúdo educacional. Para consultar, basta acessar o endereço eletrônico http://www.yumpu.com/pt/document/view/35730956/consumo-sustentavel.
O secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, destacou que "o trabalho desenvolvido pelo Conselho, com apoio de vários órgãos municipais, se alia à atuação da SVDS na recente aprovação da Lei da Política Municipal de Educação Ambiental e do Plano que está em processo de consolidação".
Segundo Andrea Struchel, presidente do Conselho, "é essencial acompanhar a prestação de serviços públicos de saneamento básico e a educação e conscientização ambiental voltados às questões relativas ao saneamento básico, preservação, conservação e proteção do meio ambiente e uso racional dos recursos naturais. Dessa forma, com o uso de conteúdo informativo e ilustrações, é possível sensibilizar o cidadão para tomar medidas ambientalmente corretas em prol do consumo consciente da água".
Posts recentes
Ver tudoNo próximo sábado, 20 de janeiro, das 8h às 18h, acontece a Oficina de Matriz de Planejamentoevento com o objetivo de auxiliar a...