top of page
Buscar

Comunidade e Prefeitura discutem problemas e soluções para o Quilombo

  • Foto do escritor: ambientecampinas
    ambientecampinas
  • 5 de nov. de 2014
  • 2 min de leitura

Aproximadamente 90 pessoas, além da equipe de trabalho, participaram na noite da última terça-feira, 4 de novembro, da 3ª Oficina Participativa para a elaboração do Plano Municipal de Recursos Hídricos (PMRH). Neste encontro com a sociedade civil, as discussões giraram em torno da sub-bacia do Ribeirão Quilombo.


O encontro aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dr. João Alves dos Santos, no bairro Boa Vista, e reuniu, além dos membros do Grupo de Trabalho do PMRH, moradores da comunidade local, alunos e professores do EJA (Educação de Jovens e Adultos).


De acordo com o coordenador do PMRH, Phillipe Cardoso, a reunião foi muito produtiva e a participação dos presentes foi intensa.


“Alunos, professores e moradores tiveram a oportunidade de trocar informações e exprimir seus planos para os cursos d'água da região, que tem o Ribeirão Quilombo como principal referência. Isso enriqueceu o trabalho”, disse Cardoso.


De acordo com o coordenador, entre as maiores preocupações da população com a sub-bacia estão as relacionadas ao esgoto, destinação do lixo e degradação da mata ciliar.



A sub-bacia do Quilombo em Campinas ocupa uma área de, aproximadamente, 72 km² e está localizada, em sua maior parte, na Macrozona 9, com cursos que correm em áreas de propriedade do Exército, Fazenda Santa Elisa, parte da Mata Santa Genebra,(Fazenda Chapadão) e nos bairros Jardim Chapadão, Jardim Eulina, Lunardi, Chácaras Boa Vista, Vila Padre Anchieta, entre outros.


A sub-bacia está inserida na bacia hidrográfica do Ribeirão Quilombo, que possui em torno de 396 km², abrangendo os municípios de Americana, Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia e parte dos municípios de Paulínia e Campinas.



Oficina Participativa


A 3ª Oficina integra uma série de sete eventos organizados pelo Grupo de Trabalho (GT- PMRH), sob coordenação da SVDS, com o objetivo de incluir a sociedade civil no trabalho de elaboração do documento, que deve estar concluído até junho de 2015.


PMRH


Os órgãos municipais envolvidos no GT - PMRH são Defesa Civil, Sanasa e as secretarias municipais de Planejamento, Saúde, Assuntos Jurídicos, Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura, Habitação, Serviços Públicos e Defesa Civil. A coordenação dos trabalhos está a cargo da SVDS.


O PMRH é um instrumento de gestão, previsto na Lei nº 12.787/06, e tem por objetivo propor ações de recuperação, proteção e conservação dos recursos hídricos na cidade.


Confira abaixo a data dos outras oficinas:


Oficina Bacia Capivari 1 – 11/11 – às 18h – EMEF Geni Rodrigues (São Bernardo)


Oficina Bacia Capivari 2 – 18/11 – às 18h – EMEF Zeferino Vaz (Vila União)


Oficina Setorial Rural – 06/11 – às 13h30 - Cati (Vila Itapura)


Oficina Setorial da Indústria – 25/11 – às 9h – Ciesp Campinas (Bonfim)

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Em destaque
Notícias recentes
Arquivo

© 2020 por SVDS

Visitantes
vertical com logo.png
bottom of page