top of page
Buscar

Relatório da Oficina Participativa do PMRH do Anhumas está no site

  • Foto do escritor: ambientecampinas
    ambientecampinas
  • 15 de out. de 2014
  • 2 min de leitura

A Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável postou nesta terça-feira, 14 de outubro, no endereço

http://campinas.sp.gov.br/arquivos/meio-ambiente/relatorio_oficina_anhumas.pdf,

o relatório completo da Oficina Participativa do Plano Municipal de Recursos Hídricos (PMRH) para a sub-bacia Anhumas. O encontro “Que rio queremos?” ocorreu no último dia 7, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Raul Pilla, no Jardim Flamboyant, e contou com a presença de 73 participantes.


A oficina teve 2 objetivos: promover a troca de informações entre o grupo técnico que está elaborando o PMRH e a população, e possibilitar uma maior participação da sociedade civil na elaboração de propostas para o plano.


Durante o encontro, os participantes, divididos em grupos, foram desafiados a identificar suas residências e nomear os corpos hídricos no mapa do local. Foram também instigados a levantar os pontos positivos e negativos relacionados aos recursos hídricos como lançamento de esgoto, descarte irregular de lixo, degradação da mata ciliar, ocupação em APP (Área de Preservação Permanente), existência de áreas verdes e outros.


A partir dessas informações marcadas com alfinetes coloridos no mapa, os integrantes elegeram os problemas prioritários na região e discutiram como a comunidade e o Poder Público podem agir para efetivar medidas de melhorias.


Foram relatadas também experiências bem sucedidas para a resolução de problemas semelhantes em outras localidades.


Descentralização


De acordo com a SVDS, as oficinas públicas descentralizadas têm por objetivo também capacitar a população para participar da audiência pública que deve ser realizada antes da apresentação final do plano. A meta é que o PMRH esteja concluído até junho de 2015.


Para que a discussão tenha a participação de toda a sociedade, as oficinas foram divididas por regiões, de acordo com as bacias hidrográficas. Sendo assim, estão no cronograma a realização de oficinas para discutir, além do Anhumas, as bacias do Atibaia (20/10); do Quilombo (4/11) Capivari 1 (11/11) e Capivari 2 (18/11).


Já, os encontros voltados para os setores rural e industrial acontecem nos dias 6 e 25 de novembro, respectivamente.


Os interessados podem conhecer a programação completa, assim como os locais e horários de realização das oficinas na página da SVDS no hotsite no Portal www.campinas.sp.gov.br ou no endereço http://www.campinas.sp.gov.br/governo/meio-ambiente/plano-hidricos.php. Também nestes endereços é possível se inscrever para os eventos que, por questões de espaço das salas, têm número limitado de vagas.


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Em destaque
Notícias recentes
Arquivo

© 2020 por SVDS

Visitantes
vertical com logo.png
bottom of page