Relatório da Oficina Participativa do PMRH do Anhumas está no site
- ambientecampinas
- 15 de out. de 2014
- 2 min de leitura
A Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável postou nesta terça-feira, 14 de outubro, no endereço
http://campinas.sp.gov.br/arquivos/meio-ambiente/relatorio_oficina_anhumas.pdf,
o relatório completo da Oficina Participativa do Plano Municipal de Recursos Hídricos (PMRH) para a sub-bacia Anhumas. O encontro “Que rio queremos?” ocorreu no último dia 7, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Raul Pilla, no Jardim Flamboyant, e contou com a presença de 73 participantes.
A oficina teve 2 objetivos: promover a troca de informações entre o grupo técnico que está elaborando o PMRH e a população, e possibilitar uma maior participação da sociedade civil na elaboração de propostas para o plano.
Durante o encontro, os participantes, divididos em grupos, foram desafiados a identificar suas residências e nomear os corpos hídricos no mapa do local. Foram também instigados a levantar os pontos positivos e negativos relacionados aos recursos hídricos como lançamento de esgoto, descarte irregular de lixo, degradação da mata ciliar, ocupação em APP (Área de Preservação Permanente), existência de áreas verdes e outros.
A partir dessas informações marcadas com alfinetes coloridos no mapa, os integrantes elegeram os problemas prioritários na região e discutiram como a comunidade e o Poder Público podem agir para efetivar medidas de melhorias.
Foram relatadas também experiências bem sucedidas para a resolução de problemas semelhantes em outras localidades.
Descentralização
De acordo com a SVDS, as oficinas públicas descentralizadas têm por objetivo também capacitar a população para participar da audiência pública que deve ser realizada antes da apresentação final do plano. A meta é que o PMRH esteja concluído até junho de 2015.
Para que a discussão tenha a participação de toda a sociedade, as oficinas foram divididas por regiões, de acordo com as bacias hidrográficas. Sendo assim, estão no cronograma a realização de oficinas para discutir, além do Anhumas, as bacias do Atibaia (20/10); do Quilombo (4/11) Capivari 1 (11/11) e Capivari 2 (18/11).
Já, os encontros voltados para os setores rural e industrial acontecem nos dias 6 e 25 de novembro, respectivamente.
Os interessados podem conhecer a programação completa, assim como os locais e horários de realização das oficinas na página da SVDS no hotsite no Portal www.campinas.sp.gov.br ou no endereço http://www.campinas.sp.gov.br/governo/meio-ambiente/plano-hidricos.php. Também nestes endereços é possível se inscrever para os eventos que, por questões de espaço das salas, têm número limitado de vagas.
Posts recentes
Ver tudoNo próximo sábado, 20 de janeiro, das 8h às 18h, acontece a Oficina de Matriz de Planejamentoevento com o objetivo de auxiliar a...