Prefeito entrega primeira de 11 obras de compensação ambiental em Campinas
- ambientecampinas
- 8 de set. de 2014
- 2 min de leitura
Primeira de onze obras de compensação ambiental, a Praça do Jardim Conceição, em Sousas, foi entregue na tarde de sábado, dia 6 de setembro. O prefeito Jonas Donizette esteve no local para conversar com os moradores e descerrar a placa. A praça conta com academia para a terceira idade, quadra de areia, parquinho, pista para caminhada e foi construída pela MRV/Patrimar. “O espaço está aqui, agora peço a contribuição da população para ajudar a cuidar dessa praça”, afirmou o prefeito.
Também estiveram presentes os secretários de Serviços Públicos, Ernesto Paulella; do Verde, Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes; do Direito da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Emmanuelle Alkmin, além de vereadores, autoridades, empresários e população.
Localizado na Rua Joaquim Augusto Monteiro Souzas, o novo espaço de lazer vai beneficiar aproximadamente 3,5 mil pessoas que moram nos bairros vizinhos ao Jardim Conceição, como Parque Imperial e Residencial Cohab. A urbanização custou cerca de R$ 2,6 milhões. “Não houve um centavo de dinheiro público investido, pois trata-se de um termo de compromisso ambiental (TCA)”, explicou o prefeito.
História
Instalada em um espaço de mais de 10 mil metros, a praça foi construída onde antes existia uma ocupação em área de preservação ambiental. Por conta dessa ocupação, a Prefeitura fez a remoção das famílias e foi assinado o Termo de Compromisso Ambiental com a Construtora MRV/Patrimar. A Sanasa também participou colocando gabiões, que são paredes ou gaiolas de pedras para evitar erosão.
Além disso, no entorno do espaço, foi construído um sistema de galerias de águas pluviais e feita a pavimentação e sinalização das ruas. “Foram plantadas também 600 mudas nativas”, disse o secretário do Verde.
O secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, lembrou que desde o início do governo Jonas Donizette já foram entregues cerca de 80 praças totalmente recuperadas. “Isso é qualidade de vida”, afirmou Paulella. Onde antes era um terreno cheio de lixo – foram retirados 300 caminhões de entulho do local – tornou-se uma área de convivência para as famílias. Já a secretária Emmanuelle lembrou: “Essa praça é totalmente acessível, estamos seguindo uma determinação do prefeito, fazer uma cidade para que todos possam conviver igualmente”.
Posts recentes
Ver tudoNo próximo sábado, 20 de janeiro, das 8h às 18h, acontece a Oficina de Matriz de Planejamentoevento com o objetivo de auxiliar a...