top of page
Buscar

Nova diretoria do Congeapa é apresentada ao prefeito Jonas Donizette

  • Foto do escritor: ambientecampinas
    ambientecampinas
  • 28 de ago. de 2014
  • 2 min de leitura

A nova diretoria do Conselho Gestor da APA Campinas (Congeapa) para o biênio 2014/2016 foi apresentada ao prefeito Jonas Donizette, que estava acompanhado pelo secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, nesta quinta-feira à tarde, 28 de agosto, na Sala Azul da Prefeitura. “Temos que convergir para o mesmo caminho. É fundamental ter a participação das pessoas no desenvolvimento sustentável. A filosofia deste governo é a sustentabilidade”, disse o prefeito Jonas Donizette.


Participaram da cerimônia o ex-presidente do Congeapa, Sebá Torres, e o vereador e membro da Comissão de Meio Ambiente, André von Zuben, além dos membros do Congeapa. Os novos conselheiros foram eleitos no dia 15 de julho e tomaram posse no dia 29 de julho. A diretoria foi eleita no dia 12 de agosto e tomou posse no dia 26 do mesmo mês. Os membros do Conselho são nomeados por portaria do prefeito, publicada no “Diário Oficial”.



O secretário do Verde, Rogério Menezes, apresentou um balanço do trabalho do Conselho e destacou a importância da interação entre o órgão e o Poder Público. “A Secretaria do Verde está à disposição para trabalhar em conjunto com o Congeapa, que tem sido fundamental para a gestão do nosso patrimônio, que é a APA”, afirmou o secretário Rogério Menezes.


A APA - Área de Preservação Ambiental - de Campinas abrange os Distritos de Sousas e de Joaquim Egídio e parte do bairro Carlos Gomes, somando, aproximadamente, 223 km2 de extensão. Os cuidados com a APA visam proteger a fauna e a flora do local, evitando depredação, queimadas, ocupação desordenada e outras agressões.


O novo presidente do Congeapa, Rafael Moya, titular da SOS Mata de Santa Genebra e ex-presidente do Conselho de Meio Ambiente (Condema), afirmou que a APA de Campinas é um tesouro que precisa ser preservado e utilizado de maneira sustentável. “É fundamental a preservação da APA e das áreas rurais. Por isso, o Congeapa já tem várias tarefas, como auxiliar e acompanhar o plano de manejo, participar das discussões da revisão do Plano Diretor, entre outras ações nas quais precisaremos nos envolver junto a outras Secretarias, além da pasta do Verde, com a qual é notório o bom relacionamento com o Conselho”, comentou Moya.


Congeapa


O Congeapa foi criado, por lei, em 2001. Possui caráter consultivo, deliberativo e fiscalizador. Tem por objetivo promover a participação autônoma e organizada da comunidade no processo de definições da política de desenvolvimento local e no acompanhamento de sua execução.


O Conselho tem 27 membros efetivos e 54 suplentes, distribuídos entre representantes do Poder Público, da sociedade civil e do terceiro setor. Cada área tem o mesmo número de conselheiros. A meta é garantir a pluralidade de representações e a supremacia do interesse público.


O vice-presidente do Congeapa é José Aparecido de Lima (titular da Associação dos Moradores Unidos do Bairro Carlos Gomes e adjacências). A secretária geral é Maria da Graça Gargantini (titular da Associação Regional de Escritórios de Arquitetura). Mais detalhes sobre o Congeapa e lista completa de conselheiros podem ser conferidos no http://www.campinas.sp.gov.br/governo/meio-ambiente/congeapa.php .

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Em destaque
Notícias recentes
Arquivo

© 2020 por SVDS

Visitantes
vertical com logo.png
bottom of page