Alunos participam de atividade preparatória para plantios com QR Code
- ambientecampinas
- 28 de mai. de 2014
- 3 min de leitura
A importância das árvores na natureza e no ambiente urbano. Este é o tema central de uma atividade de educação ambiental que está sendo desenvolvida pela Secretaria do Verde, Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (SVDS) nesta quarta-feira, 28 de maio, na Escola Estadual Professor Celestino de Campos, na Vila Mimosa, com os alunos que irão participar do plantio de 300 mudas de árvores identificadas com QR Code na região do Fórum local.
O plantio, de 97 mudas de espécies nativas, será realizado nesta quinta-feira, 29, às 10h30 e às 15h, no entorno e no estacionamento do Fórum Regional, assim como na praça ao lado, que fica também em frente à escola.
De acordo com o educador ambiental Márcio Cristian Ferreira, os alunos farão uma adoção simbólica das mudas plantadas. “Serão responsáveis pelo plantio e batizarão as árvores com um nome próprio, acompanhando o desenvolvimento da planta, visitando e cuidando”, explica.
Trabalhos posteriores em sala de aula, como relatórios e redações sobre a natureza, também fazem parte do projeto de educação ambiental.
Segundo o diretor do Departamento de Desenvolvimento Sustentável, Marcos Boni, o plantio de mudas no Fórum Regional da Vila Mimosa dá continidade ao projeto de identificar digitalmente todas as árvores que forem plantadas no município em virtude de compensações ambientais assumidas por particulares perante a Prefeitura por meio de Termos de Ajustamento de Conduta (Tacs) ou de Termos de Compromisso Ambiental (TCAs).
O projeto foi lançado em 21 de fevereiro de 2014, na Cidade Judiciária, local onde foram plantadas 413 novas mudas que, acrescidas às outras 762 árvores já existentes, somaram 1.175 unidades identificadas digitalmente pelo sistema QR Code.
O sistema QR Code atende à lei municpal nº 11.571/2003, que prevê a identificação de todas as árvores plantadas na cidade. “Esta lei nunca foi cumprida e começamos o projeto pela Cidade Judiciária e Fórum da Vila Mimosa porque é justamente nesses locais que se julga o cumprimento das leis”, afirmou Boni.
BAV
O sistema digital é uma iniciativa do Banco de Áreas Verdes (BAV), setor da SVDS onde são assinados os Termos de Compromisso Ambiental (TCAs)
Todo empreendimento implantado em campinas que tenha movimentação de terra de mais de 500 metros cúbicos; construção acima de 2,5 mil metros quadrados; e cortes de árvores deverá fazer compensação ambiental.
Isto significa aproximadamente 350 mil mudas a serem plantadas no município nos próximos três anos, todas resultados de compensações ambientais.
“Este sistema digital é não só uma ferramenta de educação e cidadania ambiental, como de planejamento das áreas verdes e transparência no acompanhamento das compensações realizadas pela iniciativa privada”, afirma o secretário do Verde, Rogério Menezes.
QR Code
O sistema digital de identificação consiste na utilização de um aplicativo gratuito de internet, o QR Code, por meio do qual as pessoas podem baixar , no celular ou tablet, informações sobre cada uma das árvores existentes nos jardins e estacionamento da Cidade Judiciária.
Para baixar o aplicativo, basta entrar na loja App Store ou Google Play, digitar em busca de QR Code e instalar o aplicativo gratuitamente.
Além das novas mudas plantadas por compensações ambientais, a SVDS iniciou também a identificação digital de árvores já existentes em pontos considerados estratégicos para trabalhos de educação ambiental como as do jardim do Paço Municipal, Largo das Andorinhas, Jardim Carlos Gomes e do Centro de Convivência Cultural.
Posts recentes
Ver tudoNo próximo sábado, 20 de janeiro, das 8h às 18h, acontece a Oficina de Matriz de Planejamentoevento com o objetivo de auxiliar a...