top of page
Buscar

“Município Verde Azul” contempla Prefeitura com um triturador de galhos

  • Foto do escritor: ambientecampinas
    ambientecampinas
  • 3 de abr. de 2014
  • 3 min de leitura

Depois de receber o selo de “Município Verde Azul”, Campinas foi contemplada nesta quarta-feira, 2 de abril, com um triturador de galhos, no valor de R$ 200 mil. O prêmio faz parte do programa estadual que classifica os municípios a partir de ações voltadas ao meio ambiente.


A escolha do equipamento se deu durante reunião entre o prefeito Jonas Donizette, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Bruno Covas, e o secretário municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes.


De acordo com Bruno Covas, Campinas foi a cidade que deu o maior salto, saindo da 220ª posição para a 16ª. “Entre os 645 municípios que participam do programa, Campinas foi a que mais subiu e ainda em um ano onde as notas foram mais rígidas”, afirmou.


Os municípios recebem uma nota ambiental de acordo com o desempenho nas dez diretivas que regem o programa “Município Verde Azul”. Entre elas, são avaliadas ações como esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.


Segundo o prefeito Jonas Donizette, para alcançar esta classificação foram necessários vários procedimentos no primeiro ano de governo, como a criação da Secretaria do Verde, que estabeleceu políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável; abriu o debate com a sociedade; e resolveu problemas estruturais na área ambiental. “Todas essas ações juntas fizeram com que Campinas fosse reconhecida e fosse premiada neste programa. Hoje, como reconhecimento, nós pudemos escolher um equipamento que foi cedido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente”.


Também vale destacar que para atingir a nota 89,5, a cidade, outros pontos, além dos citados pelo prefeito, merecem destaque: reativação do Viveiro Municipal, que agora tem capacidade de produção de cerca de 2 milhões de mudas por ano; o desenvolvimento do Plano de Saneamento; e ações de Educação Ambiental em toda a rede pública.


A meta da Prefeitura para o próximo ano é ficar entre os 10 primeiros. “Vamos continuar fazendo o nosso trabalho para quem sabe estar no próximo ano estarmos entre os 10 primeiros municípios de todo o Estado”, completou o prefeito.


Dados


Esta foi a primeira vez que Campinas recebeu o selo Verde Azul. De acordo com o secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, em outros anos Campinas não apresentou os dados e por isso não obteve classificação. “Em 2012 a Prefeitura encaminhou os dados, porém ficamos em uma posição distante da meta para uma cidade como Campinas”, afirmou.


Ainda segundo o secretário, no ano passado a equipe da pasta realizou um árduo trabalho, em parceria com outras secretarias, que culminou no bom resultado deste ano.


Selo Verde Azul


O governo de São Paulo lançou em 2007 o Programa Município VerdeAzul, um programa ambiental inovador da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, cujo objetivo é ganhar eficiência na gestão ambiental por meio da descentralização e valorização da base da sociedade.


O Programa visa estimular e capacitar as prefeituras a implementarem e desenvolverem uma agenda ambiental estratégica.


Ao final de cada ciclo anual é avaliada a eficácia dos Municípios na condução das ações propostas na agenda. A partir dessa avaliação, são disponibilizados à SMA, ao Governo de Estado, às prefeituras e à população o Indicador de Avaliação Ambiental-IAA.


A participação do Município no PMVA é pré-requisito para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição-FECOP, controlado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente.


A adesão de todos os 645 municípios do Estado de São Paulo ao Programa se deu a partir da assinatura de um Protocolo de Intenções onde, estão propostas 10 Diretivas, que abordam questões ambientais prioritárias a serem desenvolvidas.


As 10 diretivas, onde os municípios concentram seus esforços para desenvolvimento da agenda ambiental são: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Em destaque
Notícias recentes
Arquivo

© 2020 por SVDS

Visitantes
vertical com logo.png
bottom of page